top of page

Aulas de circo

  • Foto do escritor: Guilhermina de Sampaio
    Guilhermina de Sampaio
  • 8 de mar. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 22 de abr. de 2019


Comecei a fazer aulas de circo na metade de 2016 e desde então todas as terças e quintas as 19h eu tenho aulas de circo com o meu professor Raphael. As aulas possuem uma duração de aproximadamente 45 minutos, sempre tendo os primeiros 15 minutos reservados a atividades de alongamento.


Eu gosto muito dessas aulas já que além de muito lúdicas funcionam como mais uma forma de exercício físico para mim, e eu, como não gosto de me exercitar de modo geral essa é para mim uma forma de faze-lo de modo divertido.


Apesar de que eu já frequente a estas aulas desde um período anterior ao inicio do programa do diploma, tendo em vista muitas outras experiências de CAS tive a iniciativa de mudar um pouco a minha dinâmica, pois queria tentar novas coisas pondo em prova minhas habilidades e aperfeiçoando ao mesmo tempo minha dificuldades.


De fato o meu enfoque durante anos era o tecido liso, um tipo de modalidade do tecido acrobático. Durante anos dediquei todo o meu tempo de aula a este tipo de tecido. Para mim ate então este tipo de modalidade era a mais entretida e a que também possuía a maior quantidade de truques, eu não tinha interesse em aprender truques em outros, acreditava que não seria tão bom quanto e sempre que aparecia a oportunidade de trabalhar com outros tipos eu dispensava e voltava ao tecido liso, grande parte disso também, derivava de um medo meu de ter que encarar uma coisa nova que talvez eu não conseguisse ser tão boa, de modo a ter que sair da minha zona de conforto.


No entanto de um tempo para cá percebi que as atividades que eu estava fazendo já não eram tão desafiadoras de modo que eu rompi com a minha rotina e sai da minha zona de conforto. Foi quando eu corri atrás e pesquisei outras modalidades e interessei em particular com um tipo de tecido conhecida como o tecido marinho.

a principio eu ainda estava um pouco receosa pois como o tecido marinho ele apresenta um nó acreditei que seria muito fácil, em minhas palavras "coisa para crianças", acreditava que todos os truques eram parecidos com os que eu já sabia fazer no tecido liso , ate mais simples de certa forma, sabia que se eu não encontrasse nada mais desafiador eu acabaria enjoando . foi então que eu decidi buscar coreografias já prontas neste tipo de tecido.


Vendo diversos vídeos eu entendi a gama enorme de atividades que pode ser desenvolvida neste, neste momento resolvi dar uma segunda chance e desta vez sem julgar previamente. Inclusive em um destes vídeos eu encontrei um numero, mas especificamente um dueto, que me chamou muita a atenção e então a partir disso eu venho treinado este numero.


Nos primeiros meses tive que aprender alguns truques básicos que seriam necessários e agora eu estou já junto ao meu professor desenvolvendo o numero em si.

a principio tive certa dificuldade pela questão da forca, pois a pesar que com os anos eu tenha de fato desenvolvido uma forca muito maior, esse é um numero grande (4 minutos) e então pedi ao meu professor que me passasse algum exercícios de forca que estão realizando enquanto eu espero que chegava minha vez, desse modo posso dizer que a pesar de algumas dificuldades que tive durante o processo estou muito orgulhosa de meu progresso e durante esse processo aprendi a apreciar muito o tecido marinho.


link do dueto que eu estou ensaiando: https://www.youtube.com/watch?v=_SyECyBKbBY


Resultados de aprendizagem alcançados (1,2,4)

Comments


bottom of page