Páscoa solidária
- Guilhermina de Sampaio
- 19 de jul. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de abr. de 2019
Durante a páscoa deste ano eu e minha família quisemos fazer algo diferente, então eu junto aos meus primos, pais e tios passamos a manhã de páscoa no "lar dos velhos de Cajuru, uma cidade do interior de São Paulo que fica perto a minha fazenda.
A ideia já havia sido posta em pauta há alguns anos. Sempre falávamos sobre o verdadeiro significado da páscoa e como muitas pessoas se esqueciam deste. Sempre falávamos também que queríamos fazer diferente no entanto nunca de fato havíamos nos mobilizado para de fato fazer-lo.
Foi então que eu sugeri que juntássemos dinheiro para comprar ovos e doa-los para os idosos do "lar do velhos de Cajuru", minha família logo concordou. Mas aquilo para mim ainda parecia uma ação muito superficial, alem de ser pouco frente a imensidão de coisas e oportunidades que recebemos durante todos os dias do ano.
Foi então que me surgiu a ideia de passarmos o dia lá junto aos idosos. No principio minha família ainda estava um tanto quanto receosa pois queriam fazer o almoço e passar o dia em família na sede de nossa fazenda no entanto. Consegui convence-los de modo que no final perceberam o qual gratificante para todos foi esta experiência.
Dias antes da páscoa nos organizamos para juntar dinheiro para comprar ovos para os idosos, o mais incrível para mim foi a iniciativa das crianças menores entre elas minha irmã que ofereceu o dinheiro que tinha guardado em seu cofrinho e também ofereceu dar seu ovo pois disse que ja tinha o suficiente.
Chegado o dia fomos logo cedo da manhã para passarmos essa manhã com os idosos. Ao chegar lá nós distribuímos os ovos e conversamos com eles. Uma coisa que me deixou muito triste foi ver as condições que se encontrava o ambiente em si; as paredes estavam cheias de mofo e não haviam armários para guardarem suas roupas, um ambiente muito triste e notava-se que muito dos moradores se encontravam em estado de depressão.
Com isso em mente venho pensado em novas iniciativas como esta para tentar alegrar os idosos que vivem lá. No entanto isso resulta um pouco mais complexo pra mim pois não vivo na cidade o que dificulta o meu contato com eles. porem já estou buscando meios para manter essa iniciativa de páscoa e expandi-la para outras datas comemorativas, pois sempre passo esses feriados na minha fazenda, que se localiza em uma região muito cercada a cidade.
Resultados de aprendizagem alcançados (3,4,5,6,7)
Commentaires